domingo, 8 de junho de 2014

ALBUM SONORO DE MANCHETE - OS GOLS DO BRASIL NA COPA DE 1970



Em época de copa do mundo nada melhor que publicar algo referente a copa do mundo do Brasil. Tenho 32 anos, minhas memórias de copas nos anos 80 são de bandeirinhas e ruas enfeitadas, civismo, idolatria, paixão pela seleção, romantismo em fase final, onde o futebol espetáculo era mais importante que o resultado frio e calculista pelo título. Minha memória mais antiga de uma copa do mundo é a de estar no colo de meu pai comemorando um gol da copa de 1986, provavelmente do Josimar e que eu quando jogava futebol na rua queria ser o Sócrates.


Cresci sabendo das histórias da copa de 1970, considerada o melhor selecionado de jogadores reunidos para disputar uma partida de futebol. Em 1994, a Rede Bandeirantes retransmitiu todos os jogos versão colorida antes do que viria ser a copa do mundo do tetra. Sempre fui um colecionador, e no ano de 1994, comprava tudo que era referente a copa. Principalmente se fosse da Revista Placar. Em uma era pré internet, decorar as informações da edição que continha todos os jogos dos 80 anos da seleção (que este ano completa 100 anos) e contar vantagem na escola era o máximo, hoje em dia alguém vai no google e tem todas as respostas.

O que venho contar agora é sobre um vinil que comprei tempos atrás por módicos R$ 0,50 centavos em um sebo que continha nada mais nada menos que a narração de todos os gols da copa de 1970. Soube pesquisando pelo google (sou da geração que me rendi ao google para pesquisa). Vinha como um encarte da (na época) popular revista Manchete. Seus narradores são Waldir Amaral e Jorge Curi (indivíduos competente os dois).

Na melhor copa em que o Brasil esteve, não sei se seria bom estar no Brasil naquela época de junho de 1970. Dois filmes, hoje clássicos contam como era o Brasil, em pontos de vista diferentes, no momento dos jogos, ambos com forte teor político. O primeiro é Pra Frente Brasil (1982) de Roberto Farias e o outro é O Dia em Que Meus Pais Sairam de Férias (2003) de Cao Hamburgo.

Por isto como não tem como voltar na máquina do tempo e reaver a festa que foi ver "in loco" a conquista do tri no México ou viver o terror que era viver no momento mais tenso da ditadura no Brasil, melhor ter o áudio para ouvir, fechar os olhos, e sentir a sensação como se fosse um dos 90 milhões em ação junto com a seleção.

VIAJE NO TEMPO: PRA FRENTE BRASIL, SALVE A SELEÇÃO!!!


3 comentários:

Rogerio Furtado Magalhães disse...

Conde Luís Tavares
SEJA BEM VINDO DE VOLTA!!!!
9 de junho às 09:55

Ana Paula Severino
As histórias de Rogério!
9 de junho às 10:16

Conde Luís Tavares
"As Preferidas do Rogério" dá até um programa de rádio!!!
9 de junho às 10:37

Ana Paula Severino
Ixe, eu escutava todo dia.
9 de junho às 10:40

Larissa Castro
Bora marcar um RU!!!!!!!! hauhauhauhau
9 de junho às 10:45

Rogério Magalhães
Na verdade... já é um programa, por isto os arquivos do post são longos de propósito (este primeiro devido a copa do mundo tem 13 minutos). Basicamente é para postar discos na integra que estejam no youtube que eu goste e queira indicar, incluindo algumas histórias minhas. Independente de estilo. A próxima será sobre o Teixeira de Manaus.
9 de junho às 11:08

Conde Luís Tavares Ana Paula Severino,
é naquele esquema mesmo heheheheheheheheh!!!
9 de junho às 11:09

Rogério Magalhães
Ah Luis, e vou fazer questão de postar sobre Teixeira de Manaus em homenagem a sua mãe que me deu o disco e que faço questão de guarda-lo até hoje. hehehehe. Pra falar a verdade, foi aquela indicação sua que me deu ideia de voltar com este blog.
9 de junho às 11:13

Conde Luís Tavares
opa!!!
9 de junho às 11:14

Karen Si Isso
dá um livro, sério!
9 de junho às 11:17

Conde Luís Tavares
Da um documentário, dá novela, minissérie, reality show, pornô.... maior e melhor que SENHOR DOS ANEIS!!!
9 de junho às 11:18

Rogério Magalhães
Previa do próximo post, não tem como deixar de ouvir Teixeira de Manaus, como diria o cara no final do vídeo: DA-LHE TEIXEIRÃO!!!
9 de junho às 11:22

Luciana Gomes Melo
Oi parabens vc e d+
12 de junho às 16:20

Andrea disse...

Rogerioooooooooooooo

Andrea disse...

Rogeriooooo